Para o presidente da Alphabet, Sundar Pichai, empresa controladora do Google, as transformações promovidas pela Inteligência Artificial (IA) na sociedade serão ainda maiores do que as geradas pelo fogo.

O Fórum Econômico Mundial, maior encontro de lideranças de governos e empresas do mundo, terminou na última sexta-feira (24) e a tecnologia, depois de questões relacionadas ao clima e a sustentabilidade do planeta, foi o tema mais discutido em Davos, na Suíça. E junto com os avanços tecnológicos vêm as questões relacionadas à necessidade de maior capacitação da mão-de-obra.

Um dos estudos apresentados em Davos foi o Global Talent in the Age of Artificial Intelligence Report, realizado pela escola francesa de negócios Insead, em parceria com o Google.

O relatório explora como o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) está mudando a natureza do trabalho e forçando uma reavaliação das práticas no ambiente de trabalho, estruturas corporativas e ecossistemas de inovação.

“A inteligência artificial é uma das coisas mais profundas em que estamos trabalhando como humanidade. É mais profundo do que o fogo ou a eletricidade”, disse Sundar Pichai, o presidente da Alphabet, empresa controladora do Google, em entrevista na quarta-feira (22), em Davos, na Suíça.

Resumidamente, as principais conclusões da pesquisa Global Talent in the Age of Artificial Intelligence Report foram estas:

A Inteligência Artificial é inevitável. Ela já está presente na sua vida, mesmo sem que você se dê conta disso. Se você usa o Waze, faz compras na Amazon, tem conta no Facebook e faz pesquisa no Google, a Inteligência Artificial já o encontrou;

A expansão de tecnologias e serviços que usam a Inteligência Artificial exige uma requalificação maciça da força de trabalho;

Os trabalhadores precisarão de treinamento em adaptabilidade, inteligência social, comunicação e resolução de problemas;

A aprendizagem ao longo da vida irá desempenhar cada vez mais um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades para promover empatia, criatividade, capacidade de decisão e liderança, que provavelmente continuarão sendo atividades exclusivamente humanas.

Conheça a Diana, solução em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já está transformando o Direito, automatizando tarefas e proporcionando inovação para trazer maior previsibilidade. DIANA surgiu nesse contexto: revolucionar o mercado jurídico. Conheça nossos serviços envolvendo inteligência artificial.