Durante palestra “Liderança, Neurociências e Tecnologia”, Marielva Andrade Dias, vice-presidente de Negócios Instituições Públicas da Positivo Tecnologias, discutiu sobre assuntos relevantes e recentes, como a melhoria da produtividade a partir do uso da tecnologia, como se adaptar às inovações e estar por dentro das mudanças a curto prazo.
A palestra foi dada no painel do evento IV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), na última semana, ocorrendo na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
A ocasião durou até sexta-feira, 7/10, e foi criada somente para os juízes auxiliares, assessores dos tribunais participantes e diretores. O painel foi gerido pelo juiz-auxiliar da Presidência do TJTO, Manuel de Faria Reis Neto.
LEIA TAMBÉM:
Segundo Marielva Andrade, “compartilhar informações e experiências que vocês fazem entre os tribunais é muito enriquecedor. É vital o trabalho colaborativo, contribuindo para que a Justiça, que deve ser única, seja eficaz e célere. Mas o importante são os benefícios para a sociedade. Tecnologia está aí para ser usada para facilitar esse processo”.
Regulamentação
A executiva ainda reforçou a importância de existir um regulamento para a tecnologia, uma segurança maior dos dados, conexão maior para auxiliar o trabalho do Judiciário, computação quântica, inteligência artificial e residência inteligente.
“A evolução tecnológica tem eliminado fronteiras. Um dos pontos é a otimização da produtividade.” Ela desta ainda que “todos temos que estarmos conscientes sobre o processo de tomada de decisão”.
Andrade ainda trouxe os sistema do cérebro e de que forma acontece a tomada de decisão. O tema neuroestratégia e liderança também foi destacado. “A tecnologia impõe desafios à liderança. E uma das principais características dos grandes líderes é o autoconhecimento.”
Fonte: TJTO
Autor: Elias Oliveira