Atravessar momentos de dificuldade financeira pode ser um verdadeiro desafio para as empresas, levando algumas a até mesmo fecharem suas portas. No entanto, existem ferramentas tecnológicas possíveis de serem utilizadas nestas ocasiões e que visam facilitar o enfrentamento da crise. A Inteligência Artificial se enquadra nesse tipo de inovação que, ao ser aplicada, facilita o processo de reestruturação.
Ela pode ainda ser incluída na elaboração da recuperação de crédito, um dos recursos utilizados para a restituição de créditos de instituições com dívidas.
Como funciona a recuperação de crédito?
Agindo como uma saída para a crise, a recuperação de crédito tende a ser utilizada pelos credores quando as empresas devedoras precisam pagar os valores previamente acordados.
Portanto, ela é utilizada como uma ferramenta para mitigar a dívida de forma mais certeira, levando os credores a terem seus créditos resgatados e a serem retirados da situação de desequilíbrio que acabam se encontrando pela falta de pagamento dos endividados. A escolha do recurso costuma anteceder ou evitar a recuperação judicial, uma ferramenta utilizada por empresas que estão em situações mais graves financeiramente.
Para ser bem aplicada é necessário que o contato com os devedores seja bem realizado, com o tom sempre amigável e compreensível com a situação que está sendo enfrentada. A partir do contato personalizado é possível realizar acordos para a melhora da condição.
Muitas vezes, os devedores acabam atrasando o pagamento por diferentes motivos, alguns deles que vão além de seu alcance, como a crise financeira vivida por muitos durante a pandemia da Covid-19. Outros fatores que podem contribuir para essa falta de pagamento são: aumento dos gastos de setores específicos, como impostos; gestão mal realizada; demissão de funcionários; e outros.
Você sabia que, com a inteligência artificial, é possível saber a situação da empresa devedora com apenas um clique? Entenda mais clicando aqui.
Inovações tecnológicas
Contar com a tecnologia pode ser um diferencial para a realização do recurso. Durante o processo a IA é incorporada para aumentar os contatos com os devedores e automatizar uma atividade que demoraria mais tempo se fosse feita manualmente.
Abaixo listamos os principais motivos para a inclusão da IA no processo de recuperação. Confira:
- Evita quebra de confiança e contatos mal realizados
Um dos pontos de maior importância para a concretização da recuperação é um contato humanizado e uma boa comunicação em geral. Geralmente ,um time é treinado para realizar esse diálogo, no entanto, ele pode ser feito de forma automatizada através de chatbot previamente configurado para ler as mensagens e entregar as respostas adequadas pensadas pela equipe. Assim há a preservação de uma comunicação violenta e um fracasso na resolução.
- Mais efetividade da atividade
Com a IA os credores podem ficar mais seguros que chegarão no abatimento da dívida e no retorno do crédito, visto que, a ferramenta garante uma assertividade maior por conta da análise mecanizada.
- Redução de tempo e de custo
De quebra a empresa evita um desgaste e reduz tempo gasto e dinheiro. Passada a fase de recuperação eles conseguem assegurar que negócios ainda podem ser realizados com as empresas que entraram em acordo, mantendo sua confiança. Ao receberem os valores com mais rapidez, os credores podem organizar a questão financeira da empresa de forma mais organizada.
A Diana é uma inteligência artificial presente no mercado que garante os benefícios pontuados acima. Saiba como ela pode ajudar nesse e em outros serviços entrando em contato pelo link.
Como realizar a recuperação?
Assim que os credores decidem seguir com a ferramenta, eles buscam por empresas entendedoras do assunto e especializadas em realizar os contatos através de ligações ou mensagens, Há uma diferença grande entre a cobrança de pagamento e a ligação para a recuperação de crédito. A segunda quer apresentar o máximo de alternativas para a negociação da dívida.
Alguns benefícios podem ser encontrados com a aplicação da ferramenta, para ambas as partes, sendo a principal delas o abatimento das dívidas e a volta das atividades.
Como citado, a realização da recuperação deve ser acompanhada e estruturada por um profissional da área que tenha conhecimento aprofundado sobre o assunto. Ele será responsável por estruturar um planejamento até a chegada do objetivo.
Visando atingir soluções inteligentes que ajudem as empresas que estão passando por fases como essa, a Recuperação Brasil conta com especialistas focados em recuperação judicial, extrajudicial, reestruturação de empresas, e claro, em recuperação de crédito. Conheça mais detalhes sobre a atuação do time.