A forma como a advocacia tem sido praticada vem se transformando de maneira acelerada. A tecnologia se fazendo mais presente, sistemas jurídicos com inteligência artificial sendo implantados nos escritórios, o Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil, são pontos que precisam de máxima atenção neste momento. As notícias no campo do direito com envolvimento da tecnologia são inúmeras, pois a demanda com resultados otimizados tem sido crescente. As pesquisas estão caminhando com uma necessidade no meio jurídico, com a busca pelo aperfeiçoamento e atualização com a tecnologia que vem avançando cada vez mais. E já que estamos falando sobre pesquisa, técnicas disruptivas têm trazido soluções inovadoras na advocacia, com o intuito de atender às demandas que os clientes buscam de maneira diferenciada.
Mapa de provas: assertividade e precisão
O Mapa de Provas é um projeto que está entre um dos serviços da DIANA, uma inteligência artificial jurídica com diversas soluções disruptivas para a advocacia. Essa solução tem como objetivo a análise de um quantitativo de processos e documentos que abrangem a mesma localidade, com diversas empresas, para que sejam agrupados e utilizados em uma defesa. Quando uma organização recebe uma alegação sobre determinada causa, é necessário que a empresa tenha provas de que tais alegações não aconteceram. No Código de Defesa do Consumidor temos a versão do ônus da prova, então as empresas devem se posicionar e apresentar suas provas diante do fato.
Diante do mapeamento de provas de acordo com o objeto apresentado, a DIANA, através do mapa de provas, consegue apresentar para uma empresa uma economia considerável diante de suas análises. Como exemplo, podemos citar que durante um mapeamento de 40 processos somando o valor de R$ 1.200.000,00, uma organização paga um valor de R$ 514.000,00 em condenações para àqueles que alegaram algo contra a empresa. Se a empresa tivesse utilizado o mapa de provas, haveria uma economia total, pois seriam apresentadas improcedência em todas as ações. Diante desse quadro, em um período com projeção de 30% das condenações, a empresa teria economizado pelo menos 4 milhões de reais.
Os algoritmos a favor da justiça
Durante a utilização do mapa de provas, um algoritmo rastreia incontáveis variáveis dentro do conjunto de processos da empresa que está sendo estudada e que recebeu as alegações. Dessa forma, o índice de improcedências é rastreado, evitando um montante maior de condenações. A DIANA traz a solução em facilitar a identificação dos resultados criando uma política de acordos personalizada para o cliente, gerando uma economia estratégica e assertiva para a empresa. Além disso, o tempo disponibilizado para mapear as provas é totalmente otimizado devido ao uso da inteligência artificial, trazendo uma solução para as duas vias, tanto a empresa quanto cliente.