Sabemos que a Inteligência Artificial (IA) está em todos os setores, desde uma pesquisa para um produto até um estudo para a saúde. A tecnologia avança e traz a disruptividade em todos os espaços alcançados, trazendo melhorias para as organizações em que estabelece seu lugar.
Usamos IA para pesquisa sobre algum trabalho ou produto que vamos utilizar, em nossa rotina para tarefas diárias, para melhorar nossas habilidades técnicas e produzir maior rendimento.
Perspectivas no mercado jurídico
O efeito positivo que a inteligência artificial tem causado no mercado jurídico, inclusive nas finanças das empresas, é o resultado esperado e alcançado por conta dos avanços tecnológicos que, mesmo com os investidos, gera uma economia que vem refletindo a cada período do ano.
Na Pesquisa Patrimonial, a inteligência artificial está presente como peça-chave, trazendo uma perspectiva positiva para os processos estudados. Sua aplicação depende da expertise de um escritório de advocacia especializado no assunto.
Por onde começar com a pesquisa patrimonial
Através de ferramentas que utilizam informações fornecidas de bases de dados, de instituições públicas e privadas, a análise da pesquisa patrimonial é feita através do ponto de vista que revela a ocultação patrimonial com a intenção de neutralizar fraudes contra credores e fraudes à execução.
A pesquisa patrimonial pode e deve ser utilizada com o objetivo de prevenir, monitorando assim a exposição ao risco e detectando previamente os movimentos suspeitos que possam em um curto espaço de tempo gerar prejuízos.
Vantagens da IA na pesquisa patrimonial
A sua aplicabilidade tem total relação com a inteligência artificial. A DIANA, uma IA que atua como inteligência artificial jurídica, traz diversas vantagens em sua atuação na pesquisa patrimonial. Confira algumas vantagens da DIANA:
- Redução de custos;
- Redução de riscos;
- Melhoria na tomada de decisões;
- Aumento na produtividade;
- Profissionais focados apenas em atividades estratégicas.
Além destas vantagens, DIANA atua na pesquisa patrimonial com a automatização das tarefas, proporcionando inovação para dar previsibilidade e assertividade nas decisões a serem tomadas.
Estar em consonância com a tecnologia torna a DIANA uma inteligência disruptiva e acessível para soluções como a pesquisa patrimonial.
Resultados tangíveis através da pesquisa patrimonial
Quando a pesquisa patrimonial é feita de forma preventiva e com a análise de sistemas que preveem situações de risco, traz ao credor a possibilidade de criar impedimentos para que os bens sejam ocultados, evitando assim a “blindagem” patrimonial. Além disso, o credor pode fazer o monitoramento dos bens do devedor, trazendo-lhe uma ampla visão da solvência do devedor.
Já ouviu falar no mapa societário?
O mapa societário trabalha como um aliado a favor da pesquisa patrimonial desenvolvendo um trabalho com base no mapa da empresa, facilitando a identificação de todas as empresas que já fizeram e ainda fazem parte daquele grupo e também das pessoas que passaram pelo mesmo.
A Pesquisa patrimonial recebe das Juntas Comerciais e Registro Civil de Pessoas Jurídicas uma base de informações que são emitidas através da documentação relacionada.
De acordo com essa análise, o mapa consegue visualizar o grau de parentesco dos sócios envolvidos nas empresas investigadas, identificando, assim, possíveis fraudes contra os credores.
Sua utilização, em conjunto com a inteligência artificial, ajuda a tornar o processo mais ágil e trabalhar com a otimização do tempo dedicado aos processos.
Posso encontrar obstáculos durante a pesquisa patrimonial?
Um dos maiores obstáculos é o tempo de resposta do judiciário. Diante dos percalços no caminho, podemos encontrar um dos mais frustrantes para o credor que a obtenção do judiciário e o reconhecimento do seu direito. No entanto, há possibilidade de durante a execução do crédito não localizar o patrimônio do devedor passível de constrição.
Esse evento acaba ocasionando uma delonga maior nos processos de execução, podendo levar anos sem que o credor consiga satisfazer a execução.
Diante dessa situação, o credor deve pedir auxílio à pesquisa patrimonial, pois a chance de angariar uma maior efetividade na execução tem uma porcentagem significativa.
A otimização na busca dos bens
Quando uma pesquisa patrimonial é feita de maneira correta, permite ao credor localizar bens do devedor passíveis de penhora, créditos e direitos futuros, participação societária e a localização de bens ocultos desviados da sua esfera patrimonial, transformando o credor no verdadeiro protagonista da execução.
Com a localização do patrimônio do devedor, o credor poderá adotar medidas judiciais que visam a indisponibilidade ou penhora dos bens do devedor conseguindo, assim, recuperar seu crédito.
Portanto, a melhor forma para otimizar a busca de bens é com a utilização da inteligência artificial na pesquisa patrimonial, pois ajuda a tornar o processo de busca de bens mais ágil e eficaz, maximizando as chances de o credor recuperar seu crédito.
Para entender melhor, acesse o E-book sobre Pesquisa Patrimonial na Inteligência Artificial aqui