A análise de litigiosidade de um advogado baseia-se na aplicação de técnicas de estatísticas com a criação de modelo que norteará o comportamento dos dados que serão recepcionados pela inteligência artificial, tornando a análise preditiva do processo mais assertiva e com otimização do tempo investido pelo profissional. Esse tipo de análise auxilia o advogado a ter ideias sobre o futuro, com uma visão hábil e dependente da expertise de um profissional.
Sabemos que a tecnologia ajuda e traz consigo a disruptividade de aliviar processos que por hora seriam exaustivos e longos. Com a ajuda de Big Data aplicada, Diana, uma Inteligência Artificial (IA) para serviços jurídicos, faz associações, reconhece padrões e identifica tendências para melhorar a qualidade do trabalho do profissional da área. Esse “plus” só é possível com o auxílio de novas tecnologias, que direcionam o advogado com assertividade nas decisões e possíveis cenários de um processo.
Dessa forma, é possível saber qual medida é a mais recomendável, analisar fatores que poderão ser negativos ou positivos no litigio, possibilidade de perda, os custos que serão investidos com os profissionais, o momento ideal para a realização de um acordo, dentre outros processos que a IA auxilia.
A Inteligência Artificial prova que os caminhos a serem abertos através de sua tecnologia englobam uma diversidade de possibilidades a favor de um advogado ou escritório especializado em IA, desde que sua fonte de sustentação seja sua expertise e estratégia firmadas em geração de resultados.