A inteligência artificial (IA) é capaz de impactar diretamente os diferentes setores da sociedade, em especial o turismo que cresce cada vez mais devido ao veloz avanço da tecnologia. Nos últimos anos esta influência tem oferecido uma otimização para área, entregando benefícios para os clientes e para as empresas.
A principal utilização é a partir da personalização das ferramentas para que se alinhem com os usuários. Confira mais detalhes sobre o funcionamento da IA e as principais aplicações e as possíveis vantagens.
Funcionamento da IA
A IA foi estruturada para auxiliar indivíduos a realizarem seus trabalhos de maneira mais agilizada, atuando como um braço direito para a resolução de tarefas mais simplórias. Seguindo a análise de dados e devido o machine learning a máquina pode atuar de maneira semelhante a um ser humano.
Com o tempo também passou a ser considerada pela população que começou a usufruir da ferramenta nas mais variadas ocasiões, o que é possível visualizar com mais facilidade com o lançamento do ChatGPT.
Em tão pouco tempo, o chat conversacional da OpenAI alterou a forma como a sociedade realiza pesquisas e obtém respostas para suas dúvidas. Apesar da necessidade de aprimoramento, hoje a IA está avançada e deve ser ampliada ainda mais devido à corrida das grandes Big Tech ‘s pela criação de novos dispositivos.
Aplicação ao turismo
O setor de turismo (conhecido por ser extenso e contar com uma série de empresas) têm incorporado a nova tecnologia em diferentes situações.
- Chatbots
Um dos exemplos mais conhecidos dessa inserção é através dos já citados, chatbots. Com eles, as instituições conseguem auxiliar os clientes com as principais dúvidas que tenham. Os chats oferecem respostas rápidas e pré-montadas, (como informações básicas sobre o destino e os canais de compra) para os clientes, por isso atuam até certo ponto. Hoteleiras, companhias aéreas e sites de reservas tendem a implementar essa função.
- Conteúdos personalizados
A IA pode ser incluída para garantir a personalização da experiência do usuário em sites e aplicativos. Dessa forma, pode oferecer destinos ou passeios que alinhem com as buscas, histórico que possui em determinado site e interesses previamente revelados pelo viajante. Para seguir com essa personalização é importante que a LGPD seja colocada em prática.
- Organização e gestão de reservas
A IA também pode ser utilizada para organização interna de uma instituição, principalmente em relação às reservas, os fechamentos de passeios e a escolha dos assentos de avião.
- Evitar complicações para os viajantes
A inteligência também pode ser aplicada de forma preventiva, ou seja, oferecer às empresas informações em situações que fogem do comum, como é o caso da verificação de atividades suspeitas em aeroportos e de reservas falsas. Essas ações, quando não contidas, podem trazer prejuízos financeiros às empresas.
A agilidade, redução de custos, aumento da produtividade e a melhoria da experiência do cliente são as maiores vantagens de ter a IA. No entanto, é preciso atuar com cautela colocando a ética e as leis vigentes na frente antes de qualquer uso.
Outros setores e soluções
A IA também é amplamente utilizada no direito. Seja por escritórios ou por tribunais, é um facilitador da rotina já conhecida por ser atarefada e complexa, devido aos detalhes.
A Diana é uma inteligência presente no mercado e que leva a decisões mais assertivas e ágeis para os casos judiciais em curso. Dessa forma, junto com a atuação do time qualificado, é possível obter resultados como: mapa de provas, análise preditiva dos casos, gestão de testemunhas e outras soluções.
Confira mais detalhes sobre a ferramenta e aproveite para tirar suas dúvidas acessando o site.