Com a instauração do ChatGPT, a área de aplicativos de bate-papo com Inteligência artificial (IA) generativa aumentou e a Europa se encontra no topo dos países que mais desenvolvem estas inovações, de acordo com um levantamento do App Radar.
O aplicativo da OpenAI foi lançado em novembro de 2022, e os aplicativos semelhantes a ele foram baixados mais de 23 milhões de vezes pelo Google Play Store. De acordo com o App Radar, cerca de 40 aplicativos de bate-papo com IA usam o ChatGPT ou um chatbot parecido, e todos eles possuem mais de 10 mil usuários ativos.
Cerca de 14 foram trabalhados na Europa e juntos somam 8 milhões de downloads, aproximadamente 34% de todo o setor. Já as Américas desenvolveram 9 aplicativos com 2,7 milhões de downloads e a Ásia 7 apps com 7,4 milhões de downloads. Outros 8 aplicativos tiveram mais de 5 milhões e não se sabe o país onde foi desenvolvido.
LEIA TAMBÉM:
- ChatGPT, proibição da Itália e movimentações após IA generativa
- IA para criação de imagens e os cuidados necessários para evitar fake news
Para o cofundador e diretor administrativo do App Radar, Thomas Kriebernegg, “de um modo geral, os consumidores europeus estão muito mais dispostos a experimentar novas tecnologias do que pessoas de outras regiões. Você pode ver isso claramente quando compara os números de uso de aplicativos e soluções fintech no Reino Unido com os EUA”. A informação foi dada ao The Next Web.
Ele ainda reforça que o aumento de apps é um dos maiores que já viu para um setor novo. Também acredita que este interesse atual pôde ser visto devido a atenção da mídia na IA generativa e o entendimento do ChatGPT como tecnologia inovadora.
A Turquia é o país que mais atraiu usuários, 5,9 milhões de downloads em quatro aplicativos. Dessa forma, o país torna-se uma possível potência no segmento, levando em consideração o ambiente em crescimento, os regulamentos que apoiam startups e o aumento da lista de sucessos tecnológicos encabeçados pela Getir.
Fonte: Época Negócios
Autor(a): Soraia Alves