A inclusão de certas ferramentas tecnológicas pede pelo estudo e domínio prévio. A Inteligência Artificial é uma inovação que costuma ser utilizada para auxiliar em processos necessários, dando respostas e entregando resultados esperados a partir da análise de dados. Dessa forma, ela precisa ser bem compreendida pelo time que realizará a aplicação sendo necessário uma grande especialização sobre o assunto.
Apesar de não ser uma criação recente, ela tem ganhado força e atualmente é demonstrado ampliação. O termo “sociedade 5.0”, conceito que coloca a tecnologia a favor dos seres humanos, vem preparando a todos para o que está por vir e coloca a inteligência artificial em notoriedade.
Tópicos necessários sobre a ferramenta
Alguns pontos da inovação precisam ser estudados antes dela atuar auxiliando os profissionais. A inteligência artificial costuma ser utilizada por motivos diferentes visando resultados distintos e o estudo do setor deve vir em primeiro lugar.
Na área jurídica, por exemplo, a IA é capaz de oferecer soluções que vão desde o solucionamento de conflitos através de chatbots até a geração da proposta de um acordo ideal.
Dessa forma, é válido destacar a preocupação por alguns pontos:
- Proteção e privacidade de dados
- Direitos humanos e não criminalização de grupos
- Naturalidade
- Entendimento sobre cloud computing e hardware interno
- Interpretação das informações levantadas
O debate sobre os cuidados e conhecimentos necessários para a inclusão da ferramenta é tão importante que vem incentivando a criação de um marco regulatório para a aplicação da IA no Brasil. A previsão é que ele seja lançado em breve.
Constante aperfeiçoamento
Portanto, é válido dizer que o profissional ou time responsável pela utilização dedique tempo para melhorar suas habilidades a fim de impedir que consequências graves e negativas aconteçam.
O Sistema Tribunal Federal (STF) costuma oferecer e promover cursos distintos sobre o assunto, como o nomeado “Aplicação da inteligência artificial ao Direito”, para incentivar os operadores de direito a se atualizarem e a estarem preparados para agir durante o processo de inclusão da ferramenta.
O objetivo acaba sendo também o reforço do assunto tecnologia e direito, uma vez que muitos ainda não se adaptaram a essa nova realidade.
Diana
Para as empresas que queiram contar com os benefícios que uma boa execução da tecnologia pode trazer é preciso realizar a escolha do time e da Inteligência correta. A Diana é uma inteligência artificial presente no mercado voltada para a inovação e melhoria do cenário jurídico, auxiliando os operadores e juízes. Para solicitar uma demonstração basta acessar o site.