Ter a Inteligência Artificial como aliada da rotina já é algo comum para os escritórios respeitados e integrados com as inovações tecnológicas. Os tribunais também já fazem uso da ferramenta que facilita a realização de atividades de alta ou baixa complexidade. Uma das soluções que ela entrega está relacionada com a gestão de testemunhas.
Conheça melhor sobre o serviço e como IA atua para a organização:
Como a IA funciona?
Sendo utilizada para se assemelhar a fala e ação humana, a IA é mais utilizada pelas empresas em geral a partir do uso do chatbot, seja para a realização da comunicação com clientes ou para a resolução de conflitos. No entanto, pode ser incorporada em outros momentos e setores, principalmente no jurídico.
De que maneira é aplicada?
Como o nome indica, a gestão serve para entender quais as testemunhas do caso e os depoimentos dados por elas, como uma forma dos advogados se prepararem antecipadamente para a ocasião. As testemunhas de um caso são fundamentais para a decisão final, impactando diretamente na escolha do juiz. Dependendo do que é dito e da proximidade que a testemunha possui com a situação, pode haver uma mudança na finalização do caso.
A partir da criação do aplicativo de gestão de testemunhas, que funciona com base na inteligência artificial e que foca em processos trabalhistas, é possível analisar a quantidade de processos trabalhistas passados que a empresa possui e receber, através da análise de dados, os depoimentos das testemunhas.
Portanto, ao escolher o serviço o advogado tem a tecnologia na ponta dos dedos (uma vez que pode ser acessada pelo telefone) e consegue garantir as informações relevantes para a instituição reclamada apenas pesquisando uma palavra-chave ou nome.
Vale ressaltar que além dos casos antigos também é possível ter as informações dos processos ainda em aberto e obter também os depoimentos dados por outras figuras durante a audiência.
Em troca há o benefício da agilidade, tendo em vista que, se os dados fossem analisados manualmente demoraria mais tempo para o serviço ser finalizado.
Outras utilidades
A IA é capaz de integrar a rotina do setor judiciário de outras formas, aperfeiçoando o trabalho dos operadores de direito. Algumas das outras soluções que desempenha são: análise de litigiosidade do consumidor, mapa de provas e o monitoramento de Civic Tech’s. Em muitas ocasiões, para trazer mais assertividade nas ações, diversos serviços são usados para um cliente só e o caso em questão.
Independentemente do serviço, a Inteligência Artificial escolhida precisa oferecer qualidade e deve ser configurada por um time especializado que inclua um advogado da área. A Diana está presente no mercado e foi construída visando revolucionar o direito e auxiliar seus clientes, em especial com a gestão das testemunhas. Entre em contato e realize a sua demonstração.