O primeiro Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas, organizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, e tem como finalidade o debate e entendimento aprofundado do uso da IA pelo Poder Judiciário.
Também estarão presentes na reunião o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para falar sobre o assunto. Além disso, especialistas da área estarão presentes e haverá amostragem de um Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud).
O programa terá duas partes: uma voltada para o crescimento da gestão e governança e outra para o ampliamento digital para melhoria das atividades para a população.
Durante o simpósio terão palestras como a intitulada “Inteligência Artificial, Tecnologia e Liderança” apresentada por Marielva Andrade Silva Dias, vice-presidente de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia e Rafael Leite Paulo, auxiliar da Presidência do CNJ.
Alguns instrumentos tecnológicos usados pela justiça serão mostrados durante o evento, a exemplo do SINAPSES, o ATHOS e a BERNA. Outros a serem analisados serão o AMON, do TJDFT; LARRY, do TJPR e o SIGMA, que funciona utilizando o SINARA e é uma criação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Diferentes painéis acontecerão durante o simpósio, como o do BID e do Ministério da Justiça da Espanha, que apresentará o painel “Classificador – Demandas de Massa e Sumarizador” de forma virtual, e os Tribunais de Rondônia e Santa Catarina falarão no “Classificador – Petições em Execuções Fiscais”. Para finalizar haverá a apresentação de “IA e Sistemas de Justiça” que será dada pelo doutor Vasco Furtado e o juiz federal Erik Navarro Wolkart.
A intenção do evento também é trazer respostas do momento em que a população se encontra mediante a modernização e como impacta os diferentes setores, além dos cuidados e o caminho que a IA seguirá.
Fonte: TJCE